sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 - Rio de Janeiro

Descrição da imagem: símbolo olímpico (cinco anéis que representam os cinco continentes))
SUA EMPRESA PODE PATROCINAR
OS JOGOS ÓLIMPICOS DE 2016

Como patrocinar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016? Quais os benefícios para você e sua empresa?

Segundo o Comitê Organizador, as empresas que se associarem ao Rio 2016 terão acesso a um conjunto de benefícios e direitos que se estenderão pelos próximos seis anos. Bradesco é o primeiro patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a próxima categoria a ser negociada será a de telecomunicações

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 apresenta ao mercado, nesta quinta-feira, 2/12, o seu Projeto Comercial. Trata-se de uma robusta plataforma de comunicação de até seis anos para as empresas fortalecerem suas marcas, estabelecerem novos relacionamentos e expandirem seus negócios, a partir de sua associação com os Jogos Rio 2016.

“O patrocínio Olímpico estabelece um novo paradigma em patrocínios no Brasil, pois trabalha com o conceito de parceria de longo prazo, gerando benefícios concretos para as empresas, que se estendem para além do período dos Jogos”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016. “E temos a honra de iniciar o projeto comercial dos Jogos com o Bradesco como o primeiro patrocinador nacional, numa demonstração da confiança do mercado brasileiro nos Jogos Rio 2016”, ressalta Nuzman.

NEGOCIAÇÃO EM TRÊS NÍVEIS E POR CATEGORIA

O Projeto Comercial se traduz num conjunto amplo de direitos e benefícios que será ofertado às empresas em três níveis, permitindo a associação de marcas de diversos portes:

- Patrocinador Oficial - nível 1

- Apoiador - nível 2

- Fornecedor - nível 3

Em cada um dos níveis, as parcerias serão negociadas por categorias, que representam os vários segmentos da economia. E em cada categoria haverá apenas um patrocinador. O Comitê Rio 2016 fará um estudo de mercado para avaliar o potencial de cada segmento da economia e, assim, definir um valor mínimo para o patrocínio da categoria.

No caso de Serviços Financeiros e Seguros, nas quais o Bradesco é o patrocinador oficial, o valor mínimo estipulado pelo Comitê Rio 2016 foi de R$ 570 milhões (quinhentos e setenta milhões de reais) ou US$ 320 milhões (trezentos e vinte milhões de dólares), englobando aporte de recursos financeiros e a oferta de serviços bancários, financeiros e de seguros durante os Jogos.

O diretor geral do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, explica que “o Bradesco apresentou a melhor proposta, que contempla também projetos de apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e de promoção dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no país”.

O patrocinador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 torna-se também patrocinador do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


NEGOCIAÇÕES CONDUZIDAS PELO COMITÊ RIO 2016

“As negociações serão todas conduzidas diretamente pelo Comitê Rio 2016”, reforça Maggie Sanchez, diretora comercial do Comitê Rio 2016, economista americana, com experiências profissionais na Microsoft e Vodafone, que veio para o Brasil para assumir a condução do Projeto Comercial dos Jogos Rio 2016. Ela revela que já foram iniciadas as negociações para o patrocinador oficial da categoria de telecomunicações.

Para o Nível 1, Patrocinador Oficial, o Comitê Rio 2016 conta com a consultoria externa do Banco Pactual, responsável por dar suporte ao Comitê na definição do valor mínimo da categoria, das etapas do processo e na avaliação das propostas e negociação final.


DIREITOS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2011

Os direitos de associação aos Jogos começam no dia 1º de janeiro de 2011, quando as empresas já poderão utilizar a logomarca oficial dos Jogos em suas ações de comunicação e ativação. A logomarca será lançada pelo Comitê Rio 2016 no dia 31 dezembro deste ano.

O Projeto Comercial do Comitê Rio 2016 contempla os patrocínios nacionais aos Jogos, uma vez que cabe ao Comitê Olímpico Internacional (COI) negociar diretamente as associações globais. Atualmente, os Jogos Rio 2016 contam com oito patrocinadores globais: Coca-Cola, Atos Origin, Dow Chemical, Omega, Panasonic, Procter & Gamble, Samsung e Visa.


DIREITOS E BENEFÍCIOS DO PATROCINADOR

Os direitos e benefícios que serão ofertados aos patrocinadores, ao longo dos próximos seis anos, podem ser classificados em seis grandes grupos. E se aplicam para as propriedades dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e para as do COB.

1 – Direitos Institucionais: exclusividade em sua categoria, uso de designações (ex: “Patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016”), acesso ao acervo olímpico, preferência para ativações adicionais.

2 – Direitos Promocionais: direito de desenvolver promoções com públicos interno e externo associadas aos Jogos.

3 – Direitos de Visibilidade: marca exposta nos locais oficiais dos Jogos (exceto nas arenas, quadras e piscinas), nos canais oficiais da internet, em publicações oficiais e na mídia adquirida pelo Comitê Rio 2016.

4 – Direitos de Comunicação: uso da marca dos Jogos em produtos e campanhas.

5 – Direitos de Ações de Relacionamento/Hospitalidade: direito a montar um Centro de Hospitalidade (HC) de sua marca e uma área de interação de sua marca com o público, acesso às cotas oficiais de ingressos e acomodações.

6 – Direitos de Suprimentos: fornecer seus serviços e produtos aos Jogos.

“Além do direito de associar sua imagem aos Jogos Rio 2016, o patrocínio possibilita às empresas desenvolverem experiências de marca poderosas com consumidores, clientes parceiros e colaboradores, apropriando-se de todos os atributos positivos do movimento olímpico”, conclui Maggie Sanchez, reforçando que “a associação com os Jogos estabelece um novo nível para os negócios das empresas tanto de imediato como no longo prazo.”

SOBRE O COMITÊ ORGANIZADOR RIO 2016

O Comitê Organizador Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada pelas 28 Confederações Brasileiras dos esportes constantes do programa olímpico de 2016, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paraolímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping e respeitando a legislação brasileira e a Carta Olímpica.

http://http//www.rio2016.org.br/pt/Default.aspx